Dia 29/01/2017 é o Dia de Combate à Hanseníase.

Data: 27.01.2017

Em 2017 o Centro de Estudos e de Apoio à Dermatologia Sanitária – CEADS, completa 10 anos de existência.
A primeira Ação do CEADS, dentro de sua Missão, foi realizar a “Busca Ativa da Hanseníase” na Companhia Brasileira de Alumínio – CBA, com o apoio do Dr. Antonio Ermírio de Moraes, Presidente da CBA.
Nessa ocasião em 2007, os Voluntários do CEADS, após visita às dependências da CBA e realizar Palestras na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, elaborou o seu Trabalho de busca ativa da Hanseníae.
Foram examinados, no prazo de um ano, cerca de 6.000 funcionários.Não foi encontrado nenhum caso da doença, sendo essa ocorrência, denominada em termos de Saúde Pública de “Índice Negativo”.
Porém, os dados do Ministério da Saúde, de 2016, indicaram a ocorrência de 30.000 casos novos da Hanseníase no Brasil. Além de ser uma doença que pode causar limitações físicas,ela tem uma carga de preconceito, tornando-se uma doença excludente sob o ponto de vista social.
O CEADS se une à Sociedade Brasileia de Dermatologia para que o Dia 29/01/2017, seja um marco da quebra desse preconceito, bem como de uma melhor assistência aos portadores de hanseníase. Uma doença de fácil diagnóstico e que tem cura.
O Lema dessa Campanha para nós do CEADS é: “A HANSENÍASE TEM CURA”.
Vamos tirar essa mancha da nossa Sociedade.