Centro de Saúde completa 90 anos

Data: 26.03.2015

O PRIMEIRO CENTRO DE SAÚDE DO BRASIL:
CENTRO DE SAÚDE ESCOLA “GERALDO H. DE PAULA SOUZA”, DA FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Dr. Mário Luiz de Camargo
(Médico Oftalmologista e Diretor do CSEGPS/FSP/USP em 2014)

HISTÓRICO

A história do desenvolvimento da Saúde Pública no Brasil se confunde com a história da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, e as origens do Centro de Saúde Escola “Geraldo de Paula Souza” também estão intimamente ligadas com os primórdios do antigo Instituto de Higiene, que posteriormente se transformou na Faculdade de Saúde Pública. Sua história também não pode ser separada da figura do seu idealizador, fundador e patrono Professor Doutor Geraldo Horácio de Paula Souza. Em 9 de fevereiro de 1918 o Governo do estado de São Paulo firmou acordo com a Junta Internacional de Saúde (International Health Board) e com a Fundação Rockefeller para a criação do Departamento de Higiene junto à recém criada Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo.
A Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo já havia sido criada pelo Decreto assinado pelo Presidente de Estado Francisco Rodrigues Alves em 31 de janeiro de 1913. Seu primeiro diretor foi Arnaldo Vieira de Carvalho (1867-1920) e começou a funcionar em parte nas dependências da Escola de Comércio Álvares Penteado. As cadeiras de Física e Química funcionavam na Escola Politécnica, cujo Diretor na época era Antônio Francisco de Paula Souza, pai de Geraldo Horácio. No ano seguinte a Faculdade mudou-se para o prédio na Rua Brigadeiro Tobias 42, e usava também as dependências da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Só em 1931 é que se instalou definitivamente no seu atual endereço na Avenida Doutor Arnaldo, conhecida naquela época como Estrada do Araçá.
A Cadeira de Higiene foi regida à sua fundação até 1921 pelo grande mestre americano Professor Samuel Taylor Darling, enviado pela “Rockefeller Foundation”, para estabelecer as primeiras bases da Saúde Pública no Brasil. Logo após a chegada do Professor Darling a São Paulo em 1918, Geraldo Horácio de Paula Souza foi nomeado seu assistente no Departamento de Higiene da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. Neste mesmo ano, foi indicado para fazer o curso de Doutoramento em Higiene e Saúde Pública, que a Fundação Rockefeller acabara de criar na “John Hopkins University”, em Baltimore, nos Estados Unidos.
Ao regressar a São Paulo em 1922, foi-lhe confiada a direção do Laboratório da Cadeira de Higiene da Faculdade de Medicina que já se denominava “Instituto de Hygiene”, e que se destinava ao preparo de especiarias em Higiene e as pesquisas de ordem sanitária. Entre suas primeiras providências foi a instalação de um posto de saúde de combate as verminoses, o qual se tornou o núcleo inicial do atual Centro de Saúde a ser criado no Brasil e na América do Sul.
Em 1925, quando Paula Souza era o Diretor Geral do Serviço de Saúde Pública do Estado de São Paulo, ele elaborou a reforma do Código Sanitário, criando a “Inspetoria de Educação Sanitária” e “Centros de Saúde”, oficializando o Centro de Saúde anexo ao então Instituto de Higiene pelo Decreto 3876 de 11 de julho de 1925, considerando-o como Centro de Saúde Modelo, destinado à aprendizagem do pessoal de Inspetoria de Educação Sanitária e de outros Centros de Saúde, e para tal objetivo, faria o atendimento médico da população circunvizinha.
O Instituto de Higiene iniciou suas atividades na Rua Brigadeiro Tobias 45, em um casarão pertencente à Baronesa de Piracicaba, vizinho ao prédio da Faculdade de Medicina. Em agosto de 1931, depois de muito esforço e empenho, Paula Souza conseguiu que o Instituto de Higiene fosse transferido para seu atual endereço, na Avenida Doutor Arnaldo 715, e o Centro de Saúde Modelo iniciou junto suas atividades no subsolo e na ala esquerda do pavimento térreo do novo prédio. Permaneceu no mesmo prédio da Faculdade até 1984, quando mudou-se para as atuais instalações na casa ao lado, onde funcionava a Policlínica do Departamento de Hospitais e Dermatologia Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde, localizada na Avenida Doutor Arnaldo 925. Casa esta que pertenceu à famosa pintora Tarsila do Amaral.
O Professor Paula Souza entendia que os Centros de Saúde deveriam promover a formação da consciência sanitária da população em geral. Deveriam portanto promover a educação sanitária popular , fazer a imunização contra as doenças transmissíveis, orientação sobre puericultura, pré-natal, tratamento dos indivíduos disseminadores de infecções, pesquisa de focos na comunidade, etc. Os serviços dos centros de saúde deveriam velar pela conservação da saúde dos moradores do distrito a que servem, constituindo-se em unidades polivalentes sob coordenação única. Paula Souza era contrário a ações fiscalizadoras e policialescas em saúde pública, e acreditava firmemente em programas e atividades educativas desenvolvidas no próprio centro de saúde ou em visitas domiciliares.
O Centro de Saúde Modelo, fiel a estes princípios de seu idealizador, funcionou desde o início como unidade sanitária polivalente e como apoio para a Faculdade de Saúde Pública, servindo como um laboratório vivo para ensino e pesquisa para suas diversas cadeiras.
Em 1938 o Instituto de Higiene foi reorganizado e o Centro de Saúde passou a denominar-se Centro de Aprendizado, com a finalidade de servir como campo de treinamento para os alunos dos diversos cursos ministrados pelo Instituto, como unidade polivalente de assistência da saúde da população do distrito, constituindo-se em uma fonte de material humano para estudos e pesquisas.
Em 1945, por força do Decreto-lei 14.857, o Instituto de Hygiene (nome que até hoje continua no frontispício da Faculdade) passou a ser Faculdade de Higiene e Saúde Pública da Universidade de São Paulo, e de acordo com o regulamento aprovado na nova Faculdade, o Centro de Saúde ficou com a finalidade de servir de campo de pesquisas e ensino prático para os alunos dos diferentes cursos da Faculdade , proporcionado para isso assistência médica à população do distrito circunvizinho.
Na década de 1960, o Centro de Saúde passou a denominar-se “Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza”, nome que conserva até hoje em homenagem ao seu fundador e patrono.
É justo afirmar aqui a importância para a Faculdade de Saúde Pública, para a Universidade de São Paulo e para a comunidade em geral, de uma Instituição com esta tradição e potencialidade para o aprendizado e pesquisa com um campo de trabalho que presta assistência médica para uma população de mais de 100 mil pessoas.
Durante sua longa história, o Centro de Saúde sempre prestou assistência médica à população; produziu trabalhos científicos e teses; serviu de campo de treinamento e de experiências para várias gerações de alunos, que saindo desta Escola, espalharam pelo Brasil e até mesmo por países latino-americanos os ideais e a filosofia de Paula Souza e de outros grandes pioneiros da Saúde Pública. Setembro 2000

Em 2015 o Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública da USP, completa 90 anos e, é considerado o Primeiro Centro de Saúde da América Latina.