Vacina previne apenas 3 em cada 10 casos de gripe

Data: 17.05.2019

“Vacina contra a gripe não funciona. Já tomei e fiquei de cama.” A frase, conhecida, aparece sempre que o outono chega e a época de vacinação se aproxima. A impressão equivocada de que a vacina antigripal não protege tem uma outra resposta: o imunizante distribuído pelo governo e vendido em clínicas particulares é eficaz apenas contra o vírus Influenza, o mais conhecido e letal, mas é inofensivo contra 70% das infecções provocadas por pelo menos três vírus contra os quais ainda não existe vacina.

De acordo com o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, neste ano, até o dia 8 de maio, 99 pessoas morreram no país vítimas do Influenza, vírus que infectou 896 pessoas em todo o Brasil. O que não recebeu publicidade, no entanto, foram as 2.449 infecções por outros vírus sem vacina, 73% de todos os doentes, e que resultaram em 103 mortes no mesmo período.

Veja a notícia completa em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2019/05/17/vacina-previne-apenas-3-em-cada-10-casos-de-gripe.htm