Um antigo parceiro descobriu ter sífilis: doença pode ficar incubada?

Data: 07.08.2019

Sim, isso porque os sintomas das duas primeiras fases do problema podem ser bem discretos e imperceptíveis e a pessoa pode passar por eles sem notar, chegando à fase terciária (a mais grave de todas) entre dois e 40 anos depois da infecção. A sífilis, que é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria de nome Treponema pallidum, possui diversos estágios, conheça-os melhor a seguir:

– Sífilis primária: é caracterizada pelo aparecimento de uma ferida não dolorosa, o chamado cancro sifilítico. Ela se desenvolve exatamente no local por onde entrou a bactéria, frequentemente nos órgãos genitais ou na mucosa da boca, e por ser indolor muitas vezes passa despercebida. Nesse estágio, o exame de sangue, chamado de teste de sífilis, pode não apresentar alterações. Com o passar de algumas semanas, esses sinais desparecem (até mesmo sem tratamento) e a sífilis entra na sua fase sem sintomas.

– Sífilis secundária: depois de 6 semanas ou até 6 meses, como a bactéria continua em evolução no organismo, a doença se manifestar mais uma vez, agora com aparecimento de manchas pelo corpo todo, febre, dor de garganta, gânglios infartados e lesões de pele nas palmas da mão e nas plantas dos pés. Caso a pessoa siga sem a orientação de um profissional da saúde (o que pode acontecer já que os sinais são comuns a outras doenças), os sintomas podem desaparecer e a doença entrar na chamada fase latente.

– Sífilis latente: nesse estágio, passam-se anos e até décadas e o paciente segue sem nenhum tipo de sintoma. Porém, a bactéria continua em atividade no organismo, o que pode fazer com que ocorra a forma terciária da doença.

Veja mais em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/08/06/um-antigo-parceiro-descobriu-ter-sifilis-doenca-pode-ficar-incubada.htm