Teste portátil pode ser útil para prevenir e diagnosticar hanseníase

Data: 10.01.2022

Um teste sorológico desenvolvido por pesquisadores das universidades federais do Paraná (UFPR) e de São Carlos (UFSCar) pode contribuir para o controle da hanseníase. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 3 a 4 milhões de pessoas sofrem de incapacidades permanentes ligadas a essa enfermidade infecciosa que atinge pele, nervos e músculos, provocando lesões, perda de sensibilidade e enfraquecimento progressivos, caso não seja diagnosticada precocemente e tratada.

O exame, que gerou um pedido de patente feito pelos docentes Juliana Ferreira de Moura, do Departamento de Patologia Básica da UFPR, e Ronaldo Censi Faria, do Departamento de Química da UFSCar, é portátil, sensível e mostra o resultado em 40 minutos. Além disso, é pouco invasivo na detecção da doença. As doutorandas Cristiane Zocatelli Ribeiro, da UFPR, e Sthéfane Valle de Almeida, da UFSCar, também constam como autoras no registro do invento.

veja a notícia completa em:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/11/29/teste-portatil-pode-ser-util-para-prevenir-e-diagnosticar-hanseniase.htm