Se 60% dos brasileiros não usam, qual o papel da camisinha na prevenção?

Data: 17.03.2023

Se você parar uma pessoa qualquer que esteja passando na rua e pedir para ela lhe dizer um método de prevenção contra o HIV e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), em praticamente 100% das vezes terá como resposta a camisinha.

Ao longo dos 42 anos de epidemia de HIV/Aids, a camisinha foi exaustivamente recomendada, mas precisou se reinventar para o seu uso parecer atraente. Eleita na década de 1980 pela comunidade gay como a forma de continuar …

– Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/rico-vasconcelos/2023/03/17/se-60-dos-brasileiros-nao-usam-qual-o-papel-da-camisinha-na-prevencao.htm?cmpid=copiaecola

 

Posteriormente, passou a ser distribuída de maneira gratuita e ilimitada em Unidades Básicas de Saúde, terminais de ônibus e outros locais de alta circulação, e se tornou atração principal em escolas contracenando com a banana nas atividades de educação sexual.

No entanto, apesar de todo o empenho de décadas em cima do uso do preservativo, os resultados numéricos foram sempre insuficientes. Na última PCAP (Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira), realizada pelo Ministério da Saúde em 2013 mas publicada apenas no final de 2016, foram entrevistados 12 mil brasileiros com mais de 15 anos de idade em todo país. Entre os resultados, foi encontrado que …