Sarna humana ressurge em comunidades do litoral de SP; bebê é hospitalizado.

Data: 22.11.2021

Aparentemente controlados no segundo semestre deste ano, os casos de sarna humana que vinham se alastrando por comunidades do litoral paulista estão dando sinais de retorno.

Na Vila Nova Mirim, em Praia Grande, onde surgiram os primeiros casos em novembro do ano passado, moradores estão assustados.

Na Vila Sônia, bairro periférico da cidade, um bebê de 2 meses precisou ser internado.

Após o caso ter sido levado a público em reportagem do UOL em maio, a prefeitura realizou algumas ações.

Providenciou ligação de água potável até uma área na entrada da comunidade, agendou mutirão com atendimento de agentes das secretarias municipais, cadastrou famílias, medicou pessoas e congelou o avanço das moradias. A doença, também conhecida como escabiose, é identificada por feridas cutâneas que causam coceira e prurido intenso. É provocada por um ácaro parasita (Sarcoptes scabiei) e se agrava quando as feridas são contaminadas por infecções secundárias, como as bacterianas.

O acompanhamento dos moradores na região ficou sob atribuição de uma agente comunitária que, segundo eles, há um bom tempo não aparece por lá.

Veja a notícia completa em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2021/11/20/sarna-humana-ressurge-em-comunidades-do-litoral-de-sp-bebe-e-hospitalizado.htm?cmpid=copiaecola