Rosácea: alimentos condimentados, álcool e bebidas quentes são gatilhos

Data: 13.12.2021

Mal a temperatura começa a subir e o rosto já reage: sensação de calor frequente, como se estivesse queimando, vermelhidão, pele sensível ao toque, além da presença de pequenos vasinhos dilatados na região central da face, bolinhas vermelhas e de pus, dependendo do grau do problema.

Esses estão entre os principais sintomas da rosácea, uma doença vascular inflamatória crônica.

A rosácea ocorre em 1,5% a 10% das populações estudadas. A causa ainda é desconhecida, mas há uma predisposição maior em mulheres com idade entre 30 e 50 anos, e é mais comum em brancos e descendentes de europeus. “Já se sabe que 30% dos casos de rosácea vêm de uma história familiar positiva, evidenciando uma possível base genética.

Há forte influência de fatores psicológicos como ansiedade e estresse”, afirma Carla Albuquerque médica dermatologista de São Paulo, membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da AAD (Academia Americana da Dermatologia).

Veja a notícia completa em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/12/13/rosacea-alimentos-condimentados-alcool-e-bebidas-quentes-sao-gatilhos.htm?cmpid=copiaecola.