Remédio contra HIV é eficaz em doenças do envelhecimento, diz estudo

Data: 11.02.2019

Um estudo publicado no periódico científico Nature mostrou que um medicamento de HIV pode ser eficaz no tratamento contra doenças ligadas ao envelhecimento, como o Alzheimer.  “Isso é promissor no tratamento de desordens associadas à idade, incluindo a doença de Alzheimer”, disse John Sedivy, um dos autores do estudo. “E não apenas a doença de Alzheimer, mas muitas outras doenças: diabetes tipo 2, Parkinson, degeneração macular, artrite, todas essas coisas diferentes. Esse é o nosso objetivo”.

Os cientistas fizeram os testes em camundongos e descobriram que o tratamento de HIV reduz significamente a inflamação relacionada à idade e outros sinais de envelhecimento. Os pesquisadores descobriram como acontecem as inflamações das células velhas. De acordo com os cientistas, sequências de DNA são capazes de se reaplicar e se mover para outros lugares. A equipe mostrou que uma classe chamada L1 “escapou” do controle celular e começou a se replicar em ambas as células senescentes-células velhas que não se dividem mais em ratos velhos.  No trabalho científico, a equipe mostrou que as cópias de L1 são detectadas por uma resposta imune antiviral e desencadeia a inflamação nas células velhas. De acordo com os cientistas, sequências de DNA são capazes de se reaplicar e se mover para outros lugares. A equipe mostrou que uma classe chamada L1 “escapou” do controle celular e começou a se replicar em ambas as células senescentes-células velhas que não se dividem mais em ratos velhos. 

No trabalho científico, a equipe mostrou que as cópias de L1 são detectadas por uma resposta imune antiviral e desencadeia a inflamação nas células vizinhas.