Prof. Kendall Ho fez visita à Disciplina de Telemedicina da USP

Data: 22.04.2014

No dia 9 de abril, cerca de mil pessoas participaram do evento presencial de abertura do Curso de Atualização em Saúde do Idoso. Desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e a Faculdade de Medicina da USP (Disciplinas de Geriatria e de Telemedicina), o curso também surpreendeu pelo número de inscritos: 3492. O curso, que é parte do Programa de Atualização Profissional em Serviço, visa qualificar médicos e profissionais de saúde da atenção básica para realizarem um trabalho de atenção integral à Saúde do Idoso. Empregando plataformas tecnológicas educacionais, com recursos desenvolvidos pela Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP, o curso é a distância, permitindo maior flexibilidade nos estudos. Com enfoque no aprendizado contextualizado, o curso tem a estruturação dos conteúdos orientada em objetivos e competências, bem como nos benefícios sociais que podem gerar. A adesão ao evento presencial surpreendeu os organizadores. Os participantes, da capital e de várias cidades do interior de São Paulo, lotaram o Grande Auditório do Centro de Convenções Rebouças, sendo necessário disponibilizar outro auditório para receber a todos. Há um crescente aumento de interesse em relação ao assunto, demonstrado pelo aumento das inscrições nessa segunda edição do curso. Na primeira edição, cerca de 800 pessoas participaram. O módulo 1 do curso teve início no dia 11 de abril.

Especialista em e-Health da Universidade de British-Columbia elogia ati vidades da Disciplina de Telemedicina – FMUSP

Durante sua estadia em São Paulo para o WHS Regional Meeting – Latin America, que aconteceu entre os dias 6 e 8 de abril, no Centro de Convenções Rebouças, o Dr. Kendall Ho, professor da Universidade de British-Columbia e um dos maiores nomes em e-Health do mundo, visitou a Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP.

Além de professor e especialista em medicina emergencial, Dr. Kendall Ho é diretor e fundador do e-Health Strategy Office e colaborador do Observatório de e-Health da Organização Mundial da Saúde (OMS). Também é diretor executivo da equipe interdisciplinar do Tektic – Technology Enabled Knowledge Translation Observatory Centre, em que analisa como o uso das tecnologias de informação pode acelerar a incorporação das
últimas evidências da área de saúde na rotina prática dos profissionais. Suas linhas de pesquisa incluem telessaúde e tecnologias de informação e comunicação (TICs).

Na visita à estrutura da Telemedicina, Dr. Ho ficou entusiasmado com o Projeto Homem Virtual e sua versatilidade como comunicação dinâmica e dirigida, além de seu grande potencial como Atlas 3D realístico morfo-funcional com peça anatômica esculpida em isopor. Outro destaque de sua aplicabilidade mostrada foi nos e-books interativos baseados em multimeios, em que o Homem Virtual também é mostrado na forma de infografia interativa. O Prof. Dr. György Miklós Böhm apresentou a Telepatologia e o raciocínio investigativo baseado em autópsia, que são temas de grande interesse na área do Dr. Ho Também foi apresentado o conceito da Nuvem da Saúde, que lhe chamou muita atenção. “Prof. György e Prof. Chao são grandes visionários”, elogia Dr. Ho. Para o professor canadense, a Telemedicina é a chave para o futuro da saúde em um país tão grande e distinto como o Brasil e para o intercâmbio de conhecimento em saúde entre nações.

Dr. Ho também não pôde deixar de sorrir quando lhe foi explicado o conceito do Projeto Jovem Doutor e Saúde nas Comunidades, pois tem desenvolvido trabalho semelhante em e-Health. Ele também visitou os centros de teleassistência e teleducação interativa, os CETECs, e o Centro de Produção Digital, o Saúde do Futuro. Para dr. Kendall Ho, Prof. Dr. György Miklós Böhm e Prof. Dr. Chao Lung Wen são visionários.

Baixe o editorial