Por que tanta gente tem HPV? Quem já pegou fica com o vírus para sempre?

Data: 16.12.2020

Você sabia que é bastante provável que já tenha tido uma infecção por HPV? Pois é, isso parece um pouco assustador, mas é algo totalmente normal. O papilomavírus humano é relatado desde a Grécia Antiga e, geralmente, ele atinge pessoas com vida sexual ativa. Uma de suas principais características é ser bastante transmissível, tanto que no Brasil há registros de 2 milhões de casos todo ano.

Essa transmissão ocorre, principalmente, por via sexual e envolve praticamente toda modalidade, seja o sexo vaginal, anal, oral, e até mesmo ao masturbar sua parceira ou parceiro. Até mesmo aquela pegação “inocente” pode transmitir o vírus. Uma vez em contato com vírus, a pessoa pode ter três tipos de infecção pelo HPV. Uma delas é a latente, quando se detecta o vírus, mas a sua presença não causa nenhum tipo de lesão ou percepção clínica. Um segundo tipo é a chamada subclínica, quando alterações só são descobertas por exames mais detalhados, como papanicolau e colposcopia. O último caso, mais sério, é quando há infecção clínica e lesões, que pode surgir na forma de verrugas.

 

Veja a notícia completa em: https://www.uol.com.br/vivabem/videos/2020/12/07/por-que-tanta-gente-tem-hpv-quem-ja-pegou-fica-com-o-virus-para-sempre.htm?cmpid=copiaecola