O sarampo voltou e muitos adolescentes precisam tomar a segunda dose vacina.

Data: 03.04.2019

Desde 2015 o vírus do sarampo não apresentava-se em São Paulo. Chegaram a comemorar a erradicação da doença no Brasil, só que lamentavelmente essa festa aconteceu cedo demais. Já temos casos no Norte e Nordeste do país e, agora, na semana passada, surgiu um episódio na capital paulista. Na minha opinião, ninguém deve menosprezar a notícia, pensando ser algo isolado. Tampouco quero criar pânico e fazer previsões catastróficas de epidemias. É preciso bom senso.

E bom senso é lembrar que ninguém precisa se aterrorizar, mas também não dá para esquecer que estamos diante de um dos vírus que têm maior potencial de transmissão. É o retrato falado do que podemos chamar de um mal altamente contagioso.

Pelas secreções respiratórias, o vírus do sarampo passa de uma pessoa para outra com tremenda facilidade. E não se acanha se ela já é bem crescida. Trata-se de uma doença que ficou conhecida como se fosse típica da infância — de fato, pela imaturidade do sistema imunológico, é mais comum nos primeiros anos de vida —, mas aviso que o sarampo ataca gente de qualquer idade sem fazer cerimônia.

 

Veja a notícia completa em: https://mauriciodesouzalima.blogosfera.uol.com.br/2019/04/03/o-sarampo-voltou-e-muitos-adolescentes-precisam-tomar-a-segunda-dose-vacina/?cmpid=copiaecola