O numero de gestantes com sífilis aumentou 360% em 7 anos no Brasil.

Data: 20.05.2016

Os repórteres Jornalistas Caco Barcelos e Danielle Zampollo ( Rede Globo), fizeram uma matéria de suma importância para a Saúde Publica no Brasil.
Nesse trabalho de altíssima qualidade e que serve de subsidio para as “Autoridades de Controle”, constatou-se que o numero de gestantes com sífilis foi de 8.000,em 2008 pacientes e, em 2015 mais de 15,000 casos “diagnosticados”.
Os postos de atendimento específicos para Doenças Sexualmente Transmissíveis, no Brasil, são raríssimos, em especial, em grandes cidades como Sao Paulo.
O primeiro Centro de Saúde Escola da America Latina, denominado Geraldo de Paula Souza,localizado na Avenida Dr. Arnaldo,completou em dezembro de 2015, 90 anos de existência. Em janeiro de 2016, desativou a área de Doenças Sexualmente Transmissíveis, devido a uma serie de fatores envolvendo dificuldades de entendimento econômicos,políticos e,principalmente sociais,uma vez que o atendimento diário,no setor de Doenças Sexualmente Transmissíveis do Centro de Saúde girava em torno de 40 pessoas . O Centro de Estudos e de Apoio a Dermatologia Sanitária, durante as negociações entre a Prefeitura e a USP, custeou os gastos com pessoal e material para manter o compromisso do atendimento em DST pelo menos ate dezembro de 2015.
O Primeiro Presidente do CEADS foi o Prof. Dr. Sebastião de Almeida Prado Sampaio, um dos Fundadores da Liga de Combate a Sífilis
E foi por influencia dele que o CEADS manteve a conduta e metodologia no atendimento de DST, tornando O Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza referencia Nacional no Ensino , Pesquisa e Assistência em DST.
O que estaria pensando o Prof. Sampaio se hoje estivesse vivo?
O encerramento de um Centro de referencia, prejudica os que Ensinam , os que Aprendem e, principalmente, os que necessitam.

Veja a matéria nos links abaixo:


http://g1.globo.com/profissao-reporter/videos/t/programas/v/numero-de-gestantes-com-sifilis-cresceu-360-nos-ultimos-sete-anos-parte-1/5033301/


http://g1.globo.com/profissao-reporter/videos/t/programas/v/numero-de-gestantes-com-sifilis-cresceu-360-nos-ultimos-sete-anos-parte-2/5033151/