O CEADS organizou seu 46 Fórum de Debates

Data: 31.07.2015

O Centro de Estudos e de Apoio à Dermatologia Sanitária – “CEADS”, organizou, em 31/08/2015, seu 46 Fórum de Debates com os Temas: “Dermacamp: Uma Ação Social” e a Dernatologia na Universidade de Taubaté.Foi Coordenador desse Evento o Prof. Dr. Samuel Henqrique Mandelbaum, Responsável pela implatação e desenvolvimento da Área de Dermatologia da Faculdade de Medicna de Taubaté,hoje incorporada à Universidade de Taubaté (UNITAU).

O Prof. Mandelbaum, iniciou sua Palestra falando sobre o Projeto “DERMACAMP”, um acampamento para crianças com doenças dermatológicas, cujo aspecto estético causa preconceito e isola a criança do convívio com outras crianças que possuem pele normal.Esse projeto foi trazido para o Brasil pelo Prof. Mandelbaum em 2001 e contou com a ajuda de várias pessoas, todos voluntários, incluindo-se sua Esposa a Enfermeira Maria Helena Mandelbaum e de seu filho , o Psicólogo Rodrigo Mandelbaum.

Foram expostas as fotos desse Evento que se iniciou em 2001, na Gestão do Prof. Mandelbaum, Presidente na época da SBD RESP.O Prof. Dr. Luiz Jorge Fagundes, Coordenador Científico do CEADS, Secretário da Gestão do Prof. Mandelbaum,participou ativamente do DERMACAMP, atuando nos bastidores e na logística do Evento.

As crianças, a princípio temerosas, ansiosas e envergonhadas,pois iriam expor suas doenças num ambiente de Hotel Fazenda, deixaram-se levar pela emoção e alegria que o Grupo de Voluntários , comandados pelo Prof. Mandelbaum,proporcionou a essas criaturas.Seguramente, a grande maioria dessas crianças, nunca tinha entrado numa piscina,nunca tinha sido levada a participar de atividades sociais próprias de crianças de 08 a 12 anos. Muitos, dos participantes, voltaram no ano seguinte e, nos outros anos , sendo que alguns deles hoje já são monitores do Evento.

O Prof. Mandelbaum foi homenageado nos Estados Unidos, além de ter sido publicado na Revista da Academia Americana de Dermatologia, um artigo sobre o Dermacamp, além de conquistar um premio especial no Congresso Mundial de Dermatologia, realizado em Seoul.

Em nome da Diretoria do CEADS e, em meu nome em especial,gostaríamos de homenagear o Prof. Mandelbaum e seus colaboradores por essa iniciativa de caracter social e sobretudo de caracter humano, valorizando e integrando um grupo de crianças marginalizadas e, proporcionando a oportunidade do convívio social natural dessas crianças.

Na segunda parte do Fórum , o Prof. Mandelbaum falou das dificuldades de implantação de um serviço de Dermatologia na Universidade de Taubaté.Hoje, ele conta com o o auxílio vários Dermatologistas, que fazem da Dermatologia de Taubaté, respeitada no meio acadêmico e perante à Sociedade Brasileira de Dermatologia,uma vez que seus Residentes sempre logram êxito nas provas para obtenção do Título de Especialista em Dermatologia, além de participarem , como voluntários das Campanhas de Prevenção ao Câncer da Pele e da Hanseníase entre outras. Nossos parabéns à equipe do Prof. Mandelbaum, da Dermatologia da UNITAU.