O CEADS apresentou seu 53 Fórum de Debates.

Data: 02.05.2016

O Centro de Estudos e de Apoio à Dermatologia Sanitária, apresentou, em 29/04/2016, seu 53 Fórum de Debates, com o tema: “Doenças Sexualmente Transmissíveis.Situação Atual”, Coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Jorge Fagundes, Coordenador Científico do CEADS. Esse Evento foi um patrocínio exclusivo da Empresa HELBOR Empreendimentos S.A
Nesse Fórum o Prof. Fagundes expôs a situação atual das DST e , em especial, a ausência de locais públicos para o atendimento dos portadores de DST.
Salientou o Prof. Fagundes, que o Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza por mais de 60 anos possuiu um Centro de Referência em DST, onde eram atendidos diariamente cerca de 50 pessoas em média.Os paciente eram submetidos ao exame clínico, laboratorial e sorológico, a partir das 6:00 horas e, em seguida, recebiam o resultado de seus exames bacterioscópico, o que permitia um tratamento específico.Além disso, o Centro de Saúde chegou a receber mais de 26 Entidades Médicas para capacitação de seus Residentes. Foram capacitados cerca de 4.000 Residentes desde 1980. A Área de DST de 1980 a 2014, participou de Congressos, Jornadas e publicou em Revistas Indexadas Nacionais e do Exterior 165 Trabalhos Científicos. A Área de DST , juntamente coma Disciplina de Telemedicina da USP, receberam o Prêmio de Primeiro Colocado no Concurso Instituto do Milenium, promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
Para o funcionamento dessa Área, havia um convênio entre a Prefeitura Municipal de São Paulo e a USP.Esse convênio não foi renovado, por questões políticas e econômicas e dificuldades na Gestão das negociações, de tal forma que o Ambulatório de DST do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, foi desativado com a anuência da Faculdade de Saúde Pública da USP, que teve uma participação pífia na conduta das negociações.
Conclusão: hoje não temos na cidade de São Paulo, um posto de atendimento em DST com a mesma categoria,rapidez no atendimento e qualidade que se aproximem das condições oferecidas pelo Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza. De tal forma que no ano de 2015 houve a incidência de 30.000 casos novos de Hanseníase e as DST , na cidade de São Paulo, tiveram um aumento de incidência de 54,9%.
Hoje, um portador de DST pode levar até 15 dias para ser atendido, diagnosticado e medicado.Por outro lado, no Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, esse tempo não passava de trinta minutos.
O importante é que quando havia o Ambulatório de DST, do Centro de Saúde, com o apoio do CEADS, cumpria-se as metas da Universidade, como Assistência , Ensino e Pesquisa.
Hoje, nós deixamos para as autoridades competentes responderem por essas metas.

A Diretoria do CEADS comunica que estamos acertando a data do Fórum de maio, devido aos diversos compromissos agendados no Centro de Tecnologia da Disciplina de Telemedicina da USP , sob a responsabilidade do Prof. Dr. Chao Lung Wen.