Frequência do sexo oral amplia risco de câncer por HPV, sugere estudo.

Data: 13.01.2021

O HPV (papilomavírus humano) é capaz de infectar a pele e as mucosas como a boca e a garganta e causar câncer de orofaringe —que abrange língua, garganta e boca. Um estudo publicado hoje (11), na revista científica Cancer, aponta que quem teve mais de 10 parceiros de sexo oral na vida apresenta uma probabilidade 4,3 vezes maior de ter câncer orofaríngeo relacionado ao HPV.

Além disso, quem realizou sexo oral mais jovem e em um curto espaço de tempo tinha mais chance de ter esse problema de saúde. Como foi feito o estudo? Os pesquisadores analisaram 508 participantes –163 pessoas tinham câncer orofaríngeo relacionado ao HPV e 345 não tinham o problema de saúde. Eles responderam uma pesquisa comportamental sobre a intensidade do sexo oral, quantidade de parceiros, idade, se eram fumantes e se realizaram sexo extraconjugal. A pesquisa concluiu que a probabilidade de ter o câncer orofaríngeo associado ao HPV, era maior em quem teve mais parceiros sexuais quando jovens e também em quem realizou sexo extraconjugal.

 

Veja a notícia completa em:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/01/11/estudo-intensidade-do-sexo-oral-e-muitos-parceiros-amplia-risco-de-cancer.htm?cmpid=copiaecola