Faculdade de Saúde Pública da USP comemorou 100 anos.

Data: 20.02.2018

A Faculdade de Saúde Publica da USP (FSP USP), localizada à Av. Dr. Arnaldo, 715, no Bairro de Cerqueira Cezar, comemorou , em 09/02/2018, CEM anos de existência.
Para esse Evento importante, foi  organizado um Simpósio Internacional sobre Saúde Pública  que se iniciou em 20/02/2018 e se prolongará até 24/02/2018, com Debates diários sobre os mais diversos  temas de interesse em Saúde Pública.
A Abertura do Evento foi realizada em 20/02/2018, onde numa Cerimônia simples, porém emocionante, foram homenageados os Professores e Funcionários que, em 09/02/2018, haviam dedicado ,no mínimo, 1/3 da existência da FSP USP, de seus préstimos profissionais
O Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza , que pertence à Faculdade de Saúde Pública da USP, assim como os Departamentos de Prática de Saúde Pública, Nutrição, Saúde Materno Infantil, Epidemiologia e Saúde Ambiental, bem como os curso de graduação em Saúde Pública e Nutrição, é o primeiro Centro de Saúde da América Latina, com 92 anos de existência.
Sua sede original , situada à Av. Dr. Arnaldo, 925, era a antiga residência de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. Trata-se, portante, de um Patrimônio Histórico, dentro do ambiente da FSP USP, cuja concepção arquitetônica, esteve a cargo de Ramos de Azevedo.
O Prof. Dr. Luiz Jorge Fagundes, Coordenador Científico do CEADS, foi um dos Profissionais Homenageados pela Diretoria da FSP USP. Ao comemorar , nessa semana, 40 anos de serviços prestados à Saúde Pública, o Prof. Dr. Fagundes, recebeu da Profa. Dra. Sonia Volpi Brolio, Diretora em Exercício do Centro de Saúde, a Placa Comemorativa dos Cem Anos de FSP USP, pela sua atuação como Responsável Clínico e pela Área de Dermatologia Sanitária, Coordenando o Ambulatório de Doenças Sexualmente Transmissíveis ( DST).
Nesse Ambulatório de DST, o Prof. Fagundes recebe Estagiários de 26 Entidades Médicas do Brasil e do Exterior, perfazendo, nesses 40 anos um total de 4,815 Estagiários que obtiveram sua capacitação nessa área específica.
Atendendo uma média de 30 pacientes /dia, alcançou a marca de 38,300 pessoas atendidas, nesse período de  atuação. Além disso foram publicados 165 Trabalhos Científicos publicados em Revistas Indexadas Nacionais e Internacionais.
Presentes ao Evento, além do Diretor da FSP USP, o Prof. Dr. Victor Wunsch Filho e a Vice-Diretora a Profa. Dra. Patricia Helena Rondó, dos Funcionários Homenageados, os seguintes colaboradores do CEADS:
DR. Henrique Santoro, A Profa. Stela Pereira, a Profa. Lidia Neves, o Sr. José Luviah Fagundes, a Profa. Dr. Suely Siosak, o Prof. Dr. Sergio Mendes e o Sr. Mauri de Castro Rezende, o Dr. Luiz Gonçalves, o Prof. Gilberto Berlofa, os Profesores Antonio Carlos e Regina Dib,Tito e Izildinha Miranda.a Bioquímica Fátima Morais, a Enfermeira Natalina Lima, o Economista Irving Berlofa, o Engenheiro Carlos Okada, O Prof. Dr. Chao Lung Wen e o Admistrador José Carlos de Moura.