Em SP, cresce risco de câncer de boca associado ao vírus HPV, aponta estudo.

Data: 13.01.2021

Na FSP (Faculdade de Saúde Pública) da USP (Universidade de São Paulo), pesquisa revela que o risco de câncer de boca e orofaringe em locais associados ao HPV (papilomavírus humano) aumentou entre homens e mulheres jovens na cidade de São Paulo. O estudo, realizado a partir dos dados sobre 15 mil casos contabilizados em São Paulo, entre 1997 e 2013, também indica uma queda do número de casos em localizações relacionados ao uso de tabaco, embora ainda sejam comuns entre pessoas com mais de 40 anos, de baixa renda.

A pesquisa sugere o monitoramento do impacto do câncer em locais relacionados ao HPV na boca e orofaringe em homens e mulheres jovens, com idade até 39 anos, devido à tendência de aumento do número de novos casos desse grupo, além de ações focadas na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. “Em alguns países, estudos laboratoriais e epidemiológicos apontaram uma possível epidemia viral no câncer de cabeça e pescoço relacionado ao HPV”, afirma Fabrício dos Santos Menezes, responsável pela pesquisa. “A pesquisa investigou as tendências de incidência de locais onde ocorrem câncer de boca e orofaringe (sítios anatômicos) relacionados à infecção pelo HPV, cuja situação epidemiológica no Brasil ainda não está bem esclarecida.”

Veja a notícia completa em:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/06/30/em-sp-cresce-risco-de-cancer-de-boca-associado-ao-virus-hpv-aponta-estudo.htm?cmpid=copiaecola