Em SP, 7 em cada 10 médicos sofrem agressões, ameaças e xingamentos

Data: 13.09.2018

A médica obstetra M.S.L testemunha diariamente casos de violência no grande hospital público onde trabalha há 26 anos. Da última vez em foi agredida, saiu arranhada depois de agarrada pelo colarinho. Casos como o dela são mais comuns do que se imagina: sete em cada 10 médicos já sofreram alguma agressão, ameaça ou xingamento em hospitais do estado de São Paulo segundo pesquisa da Associação Paulista de Medicina.

“Eu estava no pronto-socorro quando uma mulher queria passar a filha na frente para internação”, conta M.S.L, que pede sigilo por medo de represália. “Ela me pegou pelo cangote, me arranhou toda. Chamamos a polícia, que a escoltou de camburão.”

O estudo informa que a maioria das agressões é verbal (70%), como xingamentos e ofensas. Ataques físicos correspondem a 15% dos casos, enquanto as ameaças chegam a 12%.

Os familiares dos pacientes respondem por 50% das agressões, enquanto os doentes se comportaram violentamente em 43% das vezes. Sob anonimato, um médico garante que foi ameaçado porque “o indivíduo queria que eu operasse a mãe, uma paciente terminal, em coma”.

Com 32% dos casos, a “demora no atendimento ao paciente” é a principal motivação para a violência. Em seguida, surgem “paciente discordou do atestado” (21%), “desentendimento com colega” (6%) e “outros” (40%).

O estudo menciona ainda violência de pacientes que pediram encaminhamento, procedimento ou exame que os médicos julgaram desnecessários. Outros provocam conflito quando tentam cortar filas. Um médico conta que um homem partiu para violência depois de exigir atendimento imediato para a esposa, “embora outras pessoas aguardassem há mais de uma hora”.

A maioria das agressões ocorre em alguma unidade do SUS (Sistema Único de Saúde): 70% dos casos (41% em hospitais e 29% em postos de saúde). Já 22% dos episódios foram registrados em hospitais privados e outros 6% em consultórios particulares.

Fonte: Uol

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2018/09/13/7-em-cada-10-medicos-sofrem-agressoes-ameacas-e-xingamentos-no-trabalho.htm