Diabetes, anemia, lúpus, aids e outras 10 doenças que se manifestam na boca.

Data: 12.09.2019

A boca, mais precisamente o sorriso, muitas vezes é o primeiro “cartão de visita” de uma pessoa. Contudo, como você sabe, a região oral não é importante só para sustentar dentes brancos: ela compreende “a capacidade de falar, sorrir, cheirar, saborear, tocar, mastigar, engolir e transmitir uma variedade de emoções, por meio de expressões faciais, com confiança e sem odor ou desconforto, e sem doença do complexo craniofacial”, segundo o FDI (Federação Dentária Mundial).

Além disso, a cavidade bucal também pode ser um grande indicador de como vai sua saúde, pois doenças dos mais diversos tipos manifestam sinais na boca.

A seguir, mostramos algumas das condições que é possível identificar em uma análise odontológica —e que, obviamente, depois vai exigir outros exames ou avaliação de um médico especialista para confirmar o diagnóstico, conforme destaca Soraya de Azambuja Berti Couto, estomatologista da área de Odontologia Hospitalar e professora da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

 

Veja a matéria completa em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/09/12/diabetes-anemia-lupus-aids-e-mais-10-doencas-que-se-manifestam-na-boca.htm