Cuidados com a Exposição Solar (o Bom e o Vício)

Data: 26.06.2014

SUZANA HERCULANO-HOUZEL

O bom e o vício

Expor-se à radiação UV leva à produção de endorfina, mas dizer que ela causa vício são outros quinhentos

Você é daqueles que gosta de ficar torrando ao sol, virando-se aos poucos para queimar por igual, como frango de padaria? Um estudo está causando furor ao sugerir que você pode estar viciado em sol –e que por isso você aceita se expor ao risco de câncer de pele.

A equipe de Gillian Fell e David Fisher, do Hospital Geral de Massachusetts, nos EUA, expôs camundongos depilados a radiação ultravioleta (UV) durante seis semanas, cinco dias por semana, pelo tempo equivalente a meia hora do sol de meio-dia para um humano.

A radiação faz com que as células da pele produzam pró-ópio-melanocortina, um peptídeo que dá origem ao hormônio que estimula a produção de melanina, pigmento que dá o tão desejado tom bronzeado à pele.

Mas o mesmo peptídeo também vira endorfina, que é produzida na pele e distribuída ao corpo e ao cérebro. A endorfina, como bom opioides, é analgésica, diminuindo a sensação de dor na pele (como a de eventuais queimaduras). E também dá… prazer.

Os animais irradiados demonstravam sinais de síndrome de abstinência de opioides após administração de naloxona, que bloqueia a ação da endorfina. Além disso, esses animais evitavam ficar na caixa onde eram tratados com naloxona, preferindo a outra caixa, onde podiam curtir em paz os efeitos da endorfina elevada.

Mas daí a dizer que os animais ficaram viciados em UV e, portanto, a exposição ao sol vicia, são outros quinhentos.

Para começar, porque não basta ser bom (por exemplo produzindo endorfina) para causar vício. Beber água é delicioso e dá prazer quando se tem sede– mas bebemos sempre a mesma quantidade de água, quando sentimos sua falta.

Vício, ao contrário, é aquilo que tem de ser obtido em quantidades cada vez maiores, porque o prazer obtido é cada vez menor conforme o cérebro se adapta. O estudo mostra que o UV dá prazer –mas não mostra que ele vicia.

Faz sentido evolutivo que a exposição ao UV dê prazer. Embora a radiação seja nociva e danifique a pele, ela é necessária à produção de vitamina D pelo corpo. A endorfina premia esse e outros comportamentos, como o sexo, e aumenta suas chances de acontecer de novo.

A exposição excessiva, contudo, é por conta de cada adulto perfeitamente capaz de entender os riscos, mais do que conhecidos e divulgados. Já estou antevendo o dia em que os “viciados” vão querer se eximir da culpa pela sua “doença” e exigir reparação… Bem, do Sol não será.

[email protected]

SUZANA HERCULANO-HOUZEL é neurocientista, professora da UFRJ e do livro “Pílulas de Neurociência para uma Vida Melhor” (ed. Sextante) e do blog www.suzanaherculanohouzel.com

Fonte: Folha de S.Paulo