Casos de HIV caem 71% entre gays do Reino Unido. O mesmo ocorre no Brasil?

Data: 24.01.2020

Nos últimos anos, o mundo está vivendo uma verdadeira revolução na prevenção do HIV. Os métodos disponíveis para se evitar essa infecção deixaram de se restringir à camisinha e passaram a se multiplicar dentro da Prevenção Combinada.

Com ela, finalmente entendemos que dar autonomia para cada indivíduo escolher os métodos de prevenção que consegue usar é o que mais funcionou até hoje no controle da epidemia de HIV.

É isso que tem sido demonstrado nas diferentes partes do mundo a partir do início do uso da PrEP, PEP, testagem rotineira para HIV e tratamento de todos os positivos. Agora chegou a vez do Reino Unido.

Na semana passada, foi publicado o Boletim Epidemiológico britânico de HIV e os resultados são realmente impressionantes. Entre os anos de 2012 e 2018, por exemplo, o número de novos casos de infecção por HIV por ano caiu 71% entre homens gays e bissexuais, grupo que historicamente é um dos mais afetados pela epidemia.

A queda é ainda maior na região de Londres, onde existe a maior cobertura de PrEP. Na população heterossexual, minoria dos usuários de PrEP, os novos casos de HIV caíram pela metade na última década, e estima-se que na população geral o número de pessoas vivendo com o vírus, mas que ainda não foram diagnosticadas, diminuiu também pela metade nos últimos 4 anos.

 

Veja a notícia completa em: https://ricovasconcelos.blogosfera.uol.com.br/2020/01/24/casos-de-hiv-caem-71-entre-gays-do-reino-unido-o-mesmo-ocorre-no-brasil/?cmpid=copiaecola