Candida auris: o que é o ‘superfungo’ que matou 2 pessoas e tem 3º surto no Brasil

Data: 14.01.2022

Pesquisadores listam diversos fatores de risco para o surgimento de infecções por fungos. Entre eles, diabetes, uso de múltiplos antibióticos, falência renal, uso de cateter venoso central e, no caso específico de covid-19, o uso excessivo de corticosteroides.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu um alerta de ameaça à saúde pública por causa do terceiro surto no Brasil de Candida auris, fungo resistente a medicamentos e responsável por infecções hospitalares que se tornou um dos mais temidos do mundo.

Segundo o órgão, em documento de 11 de janeiro de 2022, foram identificados no primeiro mês deste ano dois casos de infecção pelo fungo envolvendo um paciente de 67 anos e outra de 70 anos que estavam internados num hospital da rede pública do Recife. Não foram divulgadas informações atualizadas sobre o estado de saúde deles.

Veja a notícia completa em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/bbc/2022/01/13/candida-auris-o-que-e-o-superfungo-que-matou-2-pessoas-e-tem-3-surto-no-brasil.htm