Autoaceitação: influenciadores com vitiligo encaram doença sem filtro

Data: 02.06.2021

Vitor foi diagnosticado com vitiligo na infância. Márcia, na adolescência. Karla e Roger, no início da vida adulta, por volta dos 20 anos.

 

Os quatro, que são influenciadores digitais e vozes potentes sobre o assunto, têm histórias diferentes, mas com pontos significativos em comum: primeiro, a luta por um diagnóstico preciso — todos enfrentaram uma via crucis até a confirmação do vitiligo. Depois, tiveram que lidar com o impacto que sofreram na autoestima. E então começaram a promover uma grande virada, desmistificando, nas redes, o estigma em torno da doença.

O vitiligo é uma doença dermatológica benigna, caracterizada pela ausência ou perda da pigmentação em certas áreas do corpo. Acomete pessoas de todas as etnias, idades e sexos, e é autoimune, ou seja, desenvolve-se em cada indivíduo, não é contagiosa. Pode estar ligado à hereditariedade — 30% dos pacientes têm familiares com a mesma condição. Estima-se que entre 1% e 2% da população mundial tenha vitiligo. O principal impacto da doença é emocional.

 

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https://www.uol.com.br/universa/colunas/morango/2021/06/02/influenciadores-com-vitiligo-fazem-sucesso-nas-redes-desmistificando-o-tema.htm