Aumenta o número de casos de “Sífilis Congênita” no Estado.

Data: 30.05.2016

Em matéria publicada no Jornal do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo na sua edição de número: 336 de maio de 2016, na sessão dedicada à Saúde Pública, há a transcrição do encontro promovido pelo SES-SP com gestores profissionais da saúde como o Dr. David UIP Secretário Estadual da Saúde, O Dr. Marcos Boulos ,Diretor de Comunicação do CREMESP e a Dra. Maria Clara Gianna Coordenadora do CRT/AIDS entre outros, onde foi revelado o aumento dos casos de “Sífilis Congênita” no Estado de São Paulo.
O Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, com 90 anos de existência, dispunha de um Ambulatório para atendimento aos portadores de DST e, que foi considerado “Referência” durante mais de 5 décadas.
Nesse Ambulatório, foram capacitados cerca de 3.850 Residentes de diferentes Especialidades, como Ginecologia, Dermatologia, Urologia, Infectologia, Pediatria, Clínica Médica e de diversas Entidades Médicas do Brasil e do Exterior. Dentre essas Entidades, destacavam-se os Serviços Credenciados da Sociedade Brasileira de Dermatologia como Hospital das Clínicas da FMUSP, Hospital do Servidor Público Estadual e Municipal, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Faculdade de Medicina de Santos , de Botucatu, Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), Faculdade de Medicina de Taubaté, UNISA ( Universidade de Santo Amaro) Complexos Hospitalares de Heliópolis e Padre Bento de Guarulhos, Instituto de Infectologia Emílio Ribas,Hospital Darcy Vargas, Hospital Brigadeiro e Hospital Santa Marcelina, além de Residentes das Universidades de New Jersey e Harvard (EUA), Madri ( Espa nha), Croácia, França e Portugal.
O atendimento de pacientes nesse Ambulatório registrava em média de 5.000 casos/ano,perfazendo um total de aproximadamente 200.000 casos, durante os 40 anos que esse Ambulatório esteve sob a Coordenação do Prof. Dr. Luiz Jorge Fagundes.Nesse período, foram publicados diversos trabalhos científicos em revistas indexadas nacionais e internacionais, além de participações em Congressos Nacionais e Internacionais. Foi implantado nesse Ambulatório, vários cursos como Fotografia Digital, Gestão para o Jovem Médico e os Fóruns de Debates, realizados via Web Conferência.
O Ambulatório de DST do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, tinha suas atividades iniciadas a partir das 6:00 horas,pois era possível realizar a consulta clínica, a bacterioscopia, a coleta dos exames sorológicos de rotina para DST, sempre com a presença dos Residentes,pois desde o início de suas atividades, a Área de Dermatologia Sanitária cumpriu os princípios exigidos pela USP como Assistência, Ensino e Pesquisa.
Os portadores de DST , tinham a possibilidade de saber, no mesmo dia e período da consulta, o seu diagnóstico, além de receber a medicação específica de forma gratuita.
Em dezembro de 2015, a Instituição comemorou 90 anos de existência e, em janeiro de 2016, ao Ambulatório de DST foi desativado, por falta de contratação do Profissional encarregado da bacterioscopía de DST, embora os Responsáveis pelo Centro de Saúde como seu Diretor o Dr. Paulo Gallo e o Responsável pelo Ambulatório de DST , o Prof. Dr. Luiz Jorge Fagundes, tenham revelado a situação ao Dr. Marcos Boulos.Infelizmente não conseguimos uma audiência com o Secretário Estadual da Saúde , para expor o problema de mantermos o Profissional que além dos exames bacterioscópicos, colocava em funcionamento as Web e Vídeo Conferências, com cerca de mais de 1.300 acessos .
Em 1986 , o Prof. Dr. Luiz Jorge Fagundes, apresentou sua Dissertação de Mestrado, justamente sobre a “Sífilis Congênita”,mostrando que a doença era possível de se fazer a prevenção ( por meio do Pré Natal) e que o tratamento era gratuito.Naquele mesmo ano de 1986, foi criado um ambulatório específico para orientação, atendimento e tratamento das grávidas com sífilis, incluindo-se o seguimento das crianças após o parto.
O Centro de Estudos e de Apoio à Dermatologia Sanitária – CEADS, durante os seis meses que antecederam a desativação do Ambulatório de DST, colaborou com o Centro de Saúde Escola, com recursos que cobriam o salário do Profissional de Bacterioscopia, além dos reativos usados no Laboratório de DST,pois esses recursos oficiais foram interrompidos.
Lembrar que em 2015, a penicilina benzatina, não estava à disposição e, conforme os trabalhos do Centro de Controle de Doenças de Atlanta ( CDC) a penicilina benzatina é a mais indicada( pela sua eficácia em relação às outras drogas) no tratamento da grávida com sífilis, evitando a sífilis congênita.Nesse período de escassez da penicilina benzatina, os Médicos pertencentes ao CEADS, disponibilizaram, graças aos seus recursos e conhecimentos, a medicação para o CS.
Nós do CEADS concordamos com as palavras do Prof. Dr. Marcos Boulos “que é aterrorizante não conseguirmos extinguir a sífilis”, porém o que mais aterroriza, é desativar as atividades de um Ambulatório que durante décadas foi referência em DST e onde eram realizados todos os exames para o diagnóstico das diversas Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Lamentar só não leva a lugar nenhum.Acreditamos que a grande maioria das Entidades e Autoridades de Saúde do Estado, nem se quer conheciam a existência e a importância do Ambulatório de DST do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza.

sifilis_congenita

Fonte: http://www.cremesp.org.br