As drogas ilícitas causam alterações cutâneas?

Data: 29.11.2021

São varias as manifestações cutâneo-mucosas decorrentes do efeito direto da administração das drogas ilícitas ou seus efeitos colaterais.
A Cocaina, ou Benzoilmetilecgonina, quando aspirada pelo nariz, seu efeitos vasoconstritores fazem com que o uso prolongado resulte em necrose e perfuração do septo, além de ter sido associada a casos de Porfiria Aguda, Verrugas Intranasais, Esclerodermia e Púrpuras.
Os fumantes de crack, um sub produto da Cocaina, apresentam com frequência lesões puntiformes, hiperqueratosicas, enegrecidas nas palmas e face central dos dedos na mão dominante , conhecidas como “ crack hand” Tais lesões são atribuídas às queimaduras pelo cachimbo, usado para conter a droga.
As altas temperaturas atingidas pelos valores emanados durante o consumo do crack também produzem rarefacao dos supercílios e perda dos pelos da região supralabial.
O uso injetável da Cocaina e que resulta nas mais drásticas manifestações cutâneas agudas ou crônicas.
Tanto a cocaina como a heroína são acrescidas de substâncias totalmente incompatíveis com o uso injetável tais como talco, quinino, amido açúcar e farinha.
As manifestações agudas mais comum compreendem as infecções da pele e dos tecidos moles, principal causa qde internação hospitalar.
As lesões variam desde abscessos superficiais até casos potencialmente fatais de Fasciite Necrotizante e de Celulites Extensas.
A necrose de extremidades ( manifestação crônica) e outra consequência dramática do uso injetavel de drogas ilícitas.
Os usuários de cocaina injetável, empregam deliberada ou invonlutariamente a via arterial. O vaso espasmo prolongado e repetido induzido pela droga, potente vasoconstritor, e os fenômenos oclusivos pela injeção de adulterantes, seriam os principais fatores responsáveis pela necrose de extremidades.
Saiba mais neste site.

 

Ilustração: Franco de Rosa e Wanderfel