46% dos brasileiros não usam camisinha sempre em relações casuais

Data: 22.05.2019

Por décadas a camisinha foi o principal pilar das campanhas de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) ao redor do mundo. Entretanto, apesar do seu uso ser bastante eficaz para manter alguém livre dessas infecções, isoladamente a camisinha não foi capaz até hoje de conter nenhuma dessas epidemias.

O motivo disso é simples: a camisinha só funciona para prevenção de ISTs se for usada sempre, de maneira correta e constante. E apenas parte da população consegue fazer isso.

Essa conclusão parece óbvia, porém, somente depois de 30 anos de uma epidemia sempre crescente de HIV, pudemos compreender que fazer o mundo inteiro usar o preservativo em todas as relações sexuais de suas vidas é uma utopia. Foi só então que começamos a desenvolver ferramentas adicionais de prevenção combinada, como o tratamento das pessoas que já vivem com HIV, a PrEP e a PEP.

 

Veja o artigo completo em: https://ricovasconcelos.blogosfera.uol.com.br/2019/05/17/saiba-como-as-pessoas-realmente-usam-a-camisinha-nao-e-da-forma-indicada/?cmpid=copiaecola